Notícias

Educação Cidadã

CGU lança revista digital da Turma da Mônica sobre ética e cidadania

publicado: 07/05/2020 08h44, última modificação: 07/05/2020 08h56
Aplicativo, gratuito, está disponível nas lojas digitais do Android (playstore) e da Apple

Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania, da Controladoria-Geral da União (CGU), lança revistas digitais e interativas com a Turma da Mônica sobre ética e cidadania, desenvolvidas para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

O aplicativo que dá acesso ao material está disponível nas lojas digitais do Android (playstore) e da Apple. O conteúdo também está publicado, ainda de forma estática, no site Educação Cidadã, mantido pela CGU. Nos próximos dias, as versões interativas dos materiais devem ser lançadas também nesse site.

As seis revistas, disponíveis gratuitamente para o acesso por qualquer pessoa, abordam temas sobre integridade, empatia e diálogo, bem como participação, responsabilidade e transparência. Cada uma delas traz, além de histórias animadas e interativas, jogos e passatempos que consolidam os conceitos, estimulam a criatividade e promovem, ao mesmo tempo, a diversão dos estudantes, sendo também um importante instrumento para o aprendizado das crianças no atual momento de distanciamento social, vivido em função da pandemia do Coronavírus.

No site  educacaocidada.cgu.gov.br os professores podem encontrar informações que explica os temas e conceitos trabalhados na revista. O objetivo é auxiliar professores e pais na indicação de leitura das revistas a seus estudantes e filhos. O lançamento das revistas digitais é resultante de uma parceria da CGU com o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Mauricio de Sousa.