Notícias

Recursos Hídricos

ANA realiza Webinar sobre informações do SNIRH

publicado: 12/05/2020 13h21, última modificação: 12/05/2020 15h17
O encontro acontece no dia 12 de maio e faz parte das atividades do compromisso de Governo Aberto e Recursos Hídricos

A Agência Nacional de Águas (ANA) realiza, nessa terça-feira (12 de maio), o Webinar “Como encontrar as informações que você precisa em um mundo digital: Tema Água”.  O evento tem como objetivo difundir o conhecimento sobre sistemas de informações de recursos hídricos e lançar a nova página de acesso ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) para um público mais amplo. O encontro visa, ainda, a troca de experiências com órgão de controle, órgão gestor de recursos hídricos estadual e organização da sociedade civil no tema.  

A iniciativa faz parte das ações previstas para execução do compromisso 10, do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, que pretende “aperfeiçoar o SNIRH com vistas ao fortalecimento dos Comitês em áreas críticas para gestão integrada dos Recursos Hídricos”.  O público-alvo são os servidores públicos, órgãos gestores de recursos hídricos, comitês de bacias, Conselho Nacional e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, Universidades, Agências Reguladoras, ONGs e quaisquer interessados no tema que disponham de conexão à internet em computadores e/ou smartphones, com dispositivos de áudio e vídeo.

  • Conheça a programação do Encontro.
  • Clique Aqui para acessar a sala online do Webinar, disponibilizada na plataforma do Microsoft Teams.
  •  Mais informações: eventos@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5576.

 

Parceria para Governo Aberto (OGP)

A iniciativa internacional tem como objetivo principal difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, à prevenção da corrupção, ao acesso à informação pública e à participação social. Atualmente, cerca de 80 nações e 20 governos locais integram a OGP. As ações relativas à Parceria são operacionalizadas por meio de um “Plano de Ação Nacional”. Os planos de ação são criados pelos próprios países, de acordo com as áreas nas quais precisam se desenvolver.

O Brasil está executando o seu 4º Plano de Ação Nacional. O 4º Plano contém 11 compromissos, os quais foram desenhados e discutidos com o envolvimento de representantes da sociedade e do governo.  O compromisso 10 trata de um tema priorizado pela sociedade civil para construção do 4º Plano de Ação Nacional. Participam da execução do compromisso: a Agência Nacional de Águas (ANA), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); o Artigo 19, o World Resources Institute (WRI Brasil); a Fundação Esquel e o Observatório de Governança das Águas da Universidade de São Paulo (USP).

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents