Notícias

CIÊNCIA ABERTA

Dados abertos e editoração científica são discutidos em livro

publicado: 26/02/2020 14h01, última modificação: 26/02/2020 14h12
A publicação faz parte das atividades previstas no compromisso 3 do 4º Plano de Ação

O debate sobre os dados abertos é trazido à comunidade de editores científicos brasileiros em "Tópicos sobre dados abertos para editores científicos", uma publicação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O livro discute a ciência aberta, gestão de dados de pesquisa, os repositórios e também apresenta um panorama sobre os aspectos legais relacionado a temática. O documento foi organizado por Milton Shintaku, Luana Farias Sales e Michelli Costa.

A publicação é resultado de uma das ações previstas no Compromisso sobre Inovação e Governa Aberto na Ciência do 4º Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP). Responsável pela coordenação do marco 6 do compromisso (denominado “Articulação com editores científicos para implantação de ações em apoio a Ciência Aberta”), a ABEC Brasil, por meio do livro, discute as práticas de dados abertos na editoração científica, oferecendo uma ferramenta de apoio aos editores científicos na adoção das premissas dos dados abertos de pesquisa em suas políticas editoriais.  

Em setembro de 2019, a associação já havia lançado o livro Ciência Aberta para Editores Científicos, que também  é um produto do compromisso. 

Fonte: ABEC Brasil