Notícias

OCDE

OCDE promove reunião do Grupo de Trabalho em Governo Aberto

publicado: 15/10/2019 16h50, última modificação: 15/10/2019 16h50
Brasil participa das discussões com vistas a fortalecer as políticas de governo aberto no país

A 1ª reunião do Grupo de Trabalho em Governo Aberto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi realizada, hoje, 15/10/2019, na sede da Organização, em Paris, com participação remota de diversos países. O Brasil, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU), acompanhou o encontro virtualmente como país participante do Grupo de Trabalho.

Além das regras e procedimentos para o funcionamento do Grupo de Trabalho, foram abordadas questões relacionadas à recomendação da OCDE em Governo Aberto nas áreas de governo aberto e estado aberto, espaço cívico, participação cidadã inovadora, transparência e accountability e comunicação pública. Foi informado, ainda, que a OCDE tem como prioridade, para os próximos anos, o estabelecimento de indicadores de governança de governo aberto. A próxima reunião do Grupo de Trabalho será realizada em 2020, na Finlândia.

Por fim, foi relembrado que, em novembro, ocorrerá, na cidade de Cali (Colômbia), a próxima reunião da Rede de Governos Aberto e Inovadores na América Latina e do Caribe, comunidade atualmente co-presidida por Brasil e a Colômbia. A rede visa identificar boas práticas, disseminar exemplos, fornecer cooperação técnica e trazer recomendações sobre como os países podem conduzir reformas internas para promover governo aberto.

 

Grupo de Trabalho para Governo Aberto

  • Nações membros: Finlândia (como presidente do grupo) Canadá, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido
  • Nações participantes: Brasil, Colômbia, Peru, Egito, Marrocos, África do Sul, Tunísia e Ucrânia
  • Nações convidadas: Argentina, Bulgária, China, Costa Rica, Croácia, Índia, Indonésia, Jordânia, Cazaquistão, Malásia, Paraguai, Romênia, Rússia, Singapura, Tailândia e Emirados Árabes

 

ocde1.jpg

Foto: Paulina Lopez Ramos