Notícias

Notícia

CGU realiza pesquisa sobre o Portal de Dados Abertos

publicado: 30/10/2019 10h54, última modificação: 30/10/2019 10h54
A partir da sistematização das respostas, serão definidas prioridades para melhoria da infraestrutura da página

A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, durante a Conferência Web.br, em São Paulo (SP), uma pesquisa sobre o Portal Brasileiro de Dados Abertos. O objetivo é recolher o informações acerca da experiência dos usuários que utilizam as bases de dados publicadas pelos órgãos do governo federal. As questões irão abranger a frequência das visitas, as principais buscas, os possíveis reusos e as dificuldades de usabilidade.

Uma equipe da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) irá divulgar a pesquisa nas palestras e workshops que acontecem nos dois dias de evento. Os interessados poderão preencher um formulário eletrônico. O questionário é anônimo e leva de cinco a 10 minutos para ser respondido. Também haverá um posto de apoio no local, com um servidor da CGU para esclarecer eventuais dúvidas.

Além do público da Conferência (formado por desenvolvedores de softwares, designers, pesquisadores, gestores na área de tecnologia e estudantes), a pesquisa é aberta a participação de qualquer cidadão. A partir da sistematização das respostas, serão definidos os requisitos prioritários para a melhoria da infraestrutura do Portal.


Política

A Política de Dados Abertos do Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016 e alterada pelo Decreto nº 9.903/2019, obriga todas as unidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a disponibilizarem as informações contidas em suas bases de forma aberta – isto é, sem restrições de licenças ou patentes, permitindo o livre acesso, utilização, modificação e compartilhamento. Os dados públicos disponibilizados pelo Governo Federal podem ser encontrados e utilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Além de fazer a gestão da Política de Dados Abertos, a CGU acompanha e monitora, de forma sistemática, o cumprimento dos Planos de Dados Abertos (PDAs) junto aos órgãos e entidades do Executivo federal. As estatísticas com o resultado desse trabalho podem ser acompanhadas no Painel Monitoramento de Dados Abertos, ferramenta que reúne informações sobre as bases de dados já publicadas e cronogramas de publicações, por exemplo. 

web.png