Notícias

INTERNACIONAL

G7 destaca a importância da OGP, dos Dados Aberto e da Transparência

publicado: 30/08/2019 10h44, última modificação: 02/09/2019 12h39
Esses temas foram abordados na 45ª Cúpula entre 24 e 26 de agosto

A Cúpula do G7 teve sua 45ª edição realizada entre os dias 24 e 26 de agosto de 2019 na cidade de Biarritz/França. O encontro reúne anualmente líderes mundiais das maiores economias industrializadas do mundo e tem como objetivo fazer com que os dirigentes daqueles países formulem políticas, criem consensos e estabeleçam tendências em torno de questões globais desafiadoras. 

Entre os assuntos discutidos, este ano, pelo Grupo, coube destaque para os temas de Governo Aberto, Dados Abertos e Transparência. Na Declaração do Grupo, elaborada ao final do encontro, ficou explicitado o apoio do G7 à abertura de dados e à Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), destacando-a como iniciativa que promove os objetivos comuns do G7. Segundo o documento, sob essas duas frentes, é possível não somente fortalecer o desenvolvimento de ferramentas e práticas voltadas ao combate à corrupção e à melhoria dos padrões de integridade dos órgãos, mas também à garantia do envolvimento de diferentes atores da sociedade civil na elaboração das políticas públicas.

A notícia agradou os segmentos que trabalham com Governo Aberto, Dados Abertos e Transparência no Brasil, notadamente pelo fato de o país estar avançando nessas questões e, por consequência, estar ganhando protagonismo nos cenários nacional e internacional.

Mais informações sobre a Cúpula do G7 podem ser encontradas no site oficial do encontro.