Notícias

Notícias

Prefeitura do Rio e entidades se reúnem para discutir adesão do município à OGP

publicado: 27/06/2019 15h18, última modificação: 27/06/2019 15h19
A reunião foi o primeiro passo para definição de estratégias que viabilizem a adesão do município.
ogp-rj.jpg

Representantes da prefeitura do Rio de Janeiro e organizações da sociedade civil se reuniram, nessa semana, para discutir proposta de adesão do município à Parceria para Governo Aberto.  Atualmente, a Prefeitura de São Paulo é o único governo local brasileiro a participar da iniciativa.

O encontro foi promovido pelo Observatório Social do Brasil-Rio de Janeiro e pelo Laboratório de Inovação em Políticas Públicas do Rio de Janeiro (LABipp), ambos representantes do GT da Sociedade Civil para Assessoramento do Grupo Executivo do CIGA em nível federal. Na ocasião, os servidores da Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Integração Governamental e Transparência da Secretaria Municipal da Casa Civil tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Parceria para Governo Aberto e os principais resultados já alcançados em nível federal e mundial.

A Unidade Regional da Controladoria-Geral da União (CGU-RJ) esteve presente a fim de incentivar e apoiar a participação local em práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública, à participação social e à inovação. A receptividade do governo municipal foi positiva e a reunião foi o primeiro passo para uma possível viabilização da adesão do município à OGP. Os presentes se comprometeram a avaliar a possibilidade de participação do município e,  em agosto, será realizada nova reunião.