Notícias

NOTÍCIAS

Está no ar a segunda série de cursos sobre ciência aberta

publicado: 13/05/2019 12h39, última modificação: 13/05/2019 12h39
Iniciativa é um dos resultados da implementação do compromisso 3 do 4° Plano de Ação do país junto à OGP

O compromisso sobre Inovação e Governa Aberto na Ciência do 4º Plano de Ação Nacional, no âmbito da OGP, continua avançando. Recentemente foi lançada, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a segunda série de cursos sobre ciência aberta. A iniciativa é uma das ações do marco 4 do compromisso e tem como objetivo promover ações de sensibilização, participação e capacitação no tema.

A segunda série está dividida em dois cursos que tratam especificamente sobre a relação entre abertura e compartilhamento de dados e os marcos legais nacionais, na perspectiva da investigação científica. O propósito é que o público possa refletir sobre vários temas, como: propriedade intelectual, direitos autorais, direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais. As inscrições para o primeiro curso da série, “Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta”,  podem ser realizadas no Campus Virtual Fiocruz. O curso é oferecido gratuitamente na modalidade educação à distância (EAD) e estará disponível na plataforma até 6 de maio de 2020.

 Compromisso 3: Implementação do marco 4

Como parte da implementação do marco 4, está previsto que, até o fim de 2019, a FioCruz ofereça quatro séries, compondo um total de oito cursos, para a Formação Modular em Ciência Aberta.

Os cursos oferecidos são independentes entre si, o que permite que o usuário acesse aos cursos na ordem em que desejar.

Além da implementação desse marco, o compromisso 3 vem avançando também na execução de várias outras ações. Os resultados podem ser acompanhados por meio da subseção de monitoramento e execução do site sobre Governo Aberto da CGU e pela wiki criada especificamente para divulgar as ações do compromisso.


Fonte: Fiocruz (com adaptações)