Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2017 > Compromisso 9: Inovação no Setor Público

Notícias

Compromisso 9: Inovação no Setor Público

Entrevista

Luanna Sant'Anna Roncaratti, coordenadora do Compromisso 9, esclarece as principais dúvidas sobre inovação no setor público
publicado: 30/10/2017 09h19 última modificação: 30/10/2017 09h39

A entrevista desta semana foi com Luanna Sant'Anna Roncaratti, coordenadora do Compromisso 9 do 3º Plano de Ação do Brasil na OGP, que esclareceu as principais dúvidas sobre Inovação no Setor Público. O Compromisso 9 busca "consolidar uma rede aberta no setor público de forma colaborativa e transparente com a sociedade". Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista.


O Compromisso 9 do 3º Plano do Brasil na OGP tem por objetivo consolidar uma rede aberta no setor público de forma colaborativa e transparente com a sociedade. Comente um pouco a importância dessa ação para transparência, prestação de contas e participação social.

A Rede de Inovação no Setor Público – InovaGov tem importante papel na participação de agentes para a identificação de necessidades e a consequente geração conjunta de soluções que resultem em melhores serviços prestados à população. A InovaGov é formada de representantes dos setores público e privado, da sociedade civil e do meio acadêmico – e o formato em rede facilita o debate de alternativas para a construção de um governo mais ágil e efetivo, a transparência de informações, a prestação de contas e o acesso da sociedade a tecnologias que facilitem a vida dos cidadãos.


Em um pouco de mais seis meses de execução efetiva do compromisso, o que já é possível apresentar como avanços no tema? Como que o grupo está desenvolvendo esses trabalhos?

O cronograma de ações do compromisso tem sido cumprido conforme o previsto. Temos promovido estratégias de mobilização e articulação dos membros como a Semana de Inovação em Gestão Pública (com edições em 2015 e 2016 e previsão de um novo evento em outubro próximo), workshops temáticos, o compartilhamento de experiências inovadoras em governo (como os eventos “Surfando na Onda da Inovação” e “Inovação Aberta”), um blog direcionado à inovação no setor público e uma revista eletrônica semanal a respeito do tema. Além disso, um acordo de cooperação técnica entre entre TCU, CJF e o MPDG sobre a estruturação da Rede foi assinado. Também foram executados projetos para a melhoria dos serviços públicos, fortemente amparados na abordagem do Design Thinking e tendo como contexto os esforços governamentais para a consolidação da estratégia de implantação da Plataforma de Cidadania Digital. Cabe destacar aqui o mencionado evento de “Inovação Aberta”, realizado em maio último, no qual o público presente pôde interagir com especialistas em temas como “inovação e design de serviços públicos”, “design social”, “inteligência competitiva governamental”, “dados, gestão e inovação” e “cultura de experimentação em governo”. O formato do evento contou com apresentações rápidas e motivacionais de iniciativas de inovação aberta (os chamados “pitches”), feira de projetos e oficinas, favorecendo a troca de experiências e o aproveitamento de resultados de órgãos e instituições por outros.


E os próximos passos? Quais as perspectivas de execução do Compromisso 9? Qual o grande legado desse trabalho

Continuaremos a promover e a apoiar atividades semestrais de formação, troca de experiências e disseminação de boas práticas. Um trabalho constante – e que vem sendo cada vez mais executado em parceria com novos membros que se juntam à InovaGov – é induzir a ativação, a mobilização e o engajamento de seus participantes, dando maior capilaridade à rede. Em outubro de 2017, será realizada a III Semana de Inovação em Gestão Pública, evento anual que tem como objetivo fomentar a cultura de inovação governamental e promover a participação social, ampliando o conhecimento e a compreensão sobre práticas e ações inovadoras para a melhoria da gestão. Nesta edição, o evento alinha-se ao atual movimento de transformação digital pelo qual passa o Governo Federal brasileiro. Na ocasião, será disponibilizada a nova plataforma de compartilhamento da rede InovaGov, que facilitará a interação da sociedade com a administração e permitirá o registro de experiências e a geração de conteúdos. A plataforma compreenderá múltiplas funcionalidades, como espaços para posts e notícias, para a formação de grupos de discussão e cocriação de soluções, para o desenvolvimento de projetos de forma colaborativa, a disposição de uma biblioteca de conteúdos relativos à inovação em governo e outros. A dinâmica da rede continuará fomentando a formação de capacidades e a disseminação de boas práticas, deixando como grande legado do compromisso 9 o estabelecimento de um canal permanente de diálogo entre a sociedade e a administração pública, e entre as organizações da administração pública, em seus vários níveis, fortalecendo a cultura de criação conjunta de soluções.


Para ter informações sobre o Compromisso 9, acesse os Relatórios de Status de Execução.