Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2015 > OGP escolhe novo líder

Notícias

OGP escolhe novo líder

OGP Internacional

A Parceria para Governo Aberto (OGP) anunciou a escolha de Sanjay Pradhan para liderar a organização a partir de meados de 2016
publicado: 18/12/2015 12h32 última modificação: 18/12/2015 14h02

A Parceria para Governo Aberto (OGP) anunciou a escolha de Sanjay Pradhan para liderar a organização a partir de meados de 2016. Sanjay liderará a Unidade de Apoio da OGP e reportará ao Comitê Diretor da organização, que possui composição paritária entre entes governamentais e da sociedade civil.

A OGP foi criada por oito Chefes de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, e em apenas 4 anos, 69 países se tornaram membros da organização, juntamente com centenas de grupos da sociedade civil e várias organizações internacionais. Sanjay terá a desafio de assegurar que a OGP continue com a trajetória de sucesso na missão de promover transparência dos governos, accountability e prestação de contas aos cidadãos.

“Minha grande paixão pela possibilidade de que a abertura dos governos possa transformar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo me levou diretamente à OGP”, disse Sanjay. “A OGP representa uma oportunidade histórica para avançar na agenda de governo aberto por meio da construção de uma plataforma única de aprendizagem entre pares e colaboração entre governo e sociedade civil ao redor do mundo”.

Sanjay representa uma figura respeitada na comunidade internacional, o que proporcionará à OGP uma rica experiência na área de governo aberto. Desde 1986, ele ocupou três posições de Vice-Presidente no Grupo de Banco Mundial (BID), onde liderou o desenvolvimento da estratégica do Banco Mundial para governança e anticorrupção, ajudou a lançar a Parceria Global para Responsabilidade Social (Global Partnership for Social Accountability), lançou a iniciativa para abertura de contratos (Open Contracting with Partners), assim como lançou o projeto Liderança Colaborativa para o Desenvolvimento (Collaborative Leadership for Development) com o objetivo de assessorar líderes governamentais e da sociedade civil no empreendimento de ações de colaboração.

Alejandro Gonzalez, co-Presidente e Diretor Executivo de Gestão Social e Cooperação do Comitê Diretor da OGP, disse: “Em sua atuação anterior no Banco Mundial, Sanjay provou ser um líder em ideias inovadoras e praticante em áreas de governo aberto mesmo antes do termo ter sido inventado. Ele é um interlocutor confiável e experiente tanto com governo quanto com sociedade civil ao redor do mundo”.

Snajay deixará o Banco Mundial em meados de março e se juntará posteriormente à OGP. Joe Powell continuará atuando como Diretor Executivo nesse período.


Saiba Mais: