Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2015 > Bairro Melhor é escolhida para representar o Brasil na premiação OGP Awards

Notícias

Bairro Melhor é escolhida para representar o Brasil na premiação OGP Awards

OGP Awards

Iniciativa da Prefeitura Municipal de Canoas recebeu 36% dos 10.394 votos computados
por OGP Brasil publicado: 26/05/2015 18h08 última modificação: 28/05/2015 14h47

O programa Bairro Melhor, da Prefeitura de Canoas, ficou em primeiro lugar na votação para a escolha da iniciativa que será indicada pelo Governo Brasileiro à premiação OGP Awards, com 36% dos 10.394 votos computados.

A votação ocorreu entre os dias 11 e 26 de maio. O Bairro Melhor concorria com outras cinco iniciativas: Consumidor.gov.br, Colab.re*, SUAS, e-SIC e Carta SUS. Os projetos que participaram da votação foram selecionados por meio de uma consulta pública, que ocorreu de abril a maio por meio da internet.

O Bairro Melhor é uma ferramenta do Sistema de Participação Popular Cidadã de Canoas, que tem como objetivo oportunizar ao contribuinte do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) destinar até 50% do seu valor a um Projeto inscrito no programa. São ações que viabilizam obras de interesse público. As iniciativas são apresentadas por entidades da sociedade civil e os projetos escolhidos podem receber até R$ 200 mil. Saiba mais sobre a iniciativa.

Veja abaixo o resultado completo da votação:

IniciativaQtd. de votos Proporção
Bairro Melhor - Prefeitura Municipal de Canoas 3792 36,48%
Consumidor.gov.br - Ministério da Justiça 2325 22,37%
Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Ministério do Desenvolvimento Social 1851 17,81%
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) - Controladoria-Geral da União 106 1,02% 

Carta SUS - Ministério da Saúde 

101 0,97%
Votos não computados* 2219  21,35% 
Total 10394 100%

 * A iniciativa Colab.re continuou de forma provisória na disputa, obtendo 2219 votos. O recurso administrativo apresentado por seu representante legal foi analisado pela Controladoria-Geral da União, que decidiu pelo seu indeferimento. O principal motivo para o não acatamento do recurso é a possibilidade de alteração unilateral da Política de Privacidade e Termos de Uso por parte do Colab.re.


Sobre o OGP Awards

Promovido pela Parceria para Governo Aberto (OGP), o concurso reconhece iniciativas de transparência, prestação de contas, acesso a informação e inovação tecnológica que tenham resultado em melhorias concretas nos serviços públicos, como programas de saúde, educação, estradas, segurança públicas, entre outros. Em 2015, o tema é “Melhoria dos Serviços Públicos por meio de Governo Aberto”.

Os próximos passos da premiação OGP Awards serão:

- 15 de junho: data limite para envio das informações sobre a iniciativa vencedora para a organização da premiação;

agosto/2015: a organização da premiação irá entrar em contato com as iniciativas vencedoras, visando prepará-las para a cerimônia de premiação;

26-28 de outubro: cerimônia de premiação da OGP Awards a ser realizada na Cidade do México (México);

Para saber mais detalhes sobre a premiação OGP Awards, acesse este link.