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Análise de satisfação dos usuários e impacto social da regulação da ANTT - 2ª oficina de cocriação

por OGP Brasil publicado 17/07/2018 17h00, última modificação 17/07/2018 17h00
Confira como foi a segunda oficina de cocriação - etapa elaboração dos compromissos

Na segunda etapa das oficinas de cocriação, os especialistas do governo e da sociedade civil definiram o compromisso para enfrentar o desafio priorizado pela sociedade civil na primeira etapa da oficina

Desafio priorizado pela sociedade: Otimizar o processo de coleta de dados sobre a satisfação dos usuários com os serviços e melhoria efetiva de tais serviços.

Confira como foi a primeira etapa da oficina de cocriação sobre Análise de satisfação dos usuários e impacto social da regulação da ANTT: 

Data: 10/07/2018 ou 11/07/2018

Participantes:

  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):  Leonardo Mesquita, Paulo Henrique Costa, Rafaela Brandão, Paulo Perez de Figueiredo e Jonathan Lima
  • Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (OGU/CGU): Cristiana Martinello da Costa
  • Inesc / MobCidades:  Yuriê Baptista César
  • Instituto de Defesa do Consumidor (Idec):  Rafael Calábria


No primeiro momento, os participantes relembraram o desafio priorizado e discutiram os resultados que seriam alcançados com a superação do problema.  Em seguida, com base nos resultados levantados, foi definido o compromisso brasileiro no tema. Ao final, os participantes estabeleceram a estratégia para execução da ação, fixando marcos, prazos e responsáveis.

 

RESULTADOS DA SUPERAÇÃO DO DESAFIO
Melhoria do processo de obtenção de dados Participação social Impacto nos serviços
Atendimento do prazo legal para coleta de dados, tratamento e providências Aumento da participação dos usuários Agilidade no processo de correção e melhoria dos serviços
Conhecimento da qualidade do serviço para tomada de decisões e controle das concessões Geração de estímulo à participação dos usuários Melhoria dos serviços ao público
Disponibilidade de dados mais granulados/detalhados que o anual Maior credibilidade da sociedade quanto à atuação da ANTT Propiciar melhorias efetivas no serviço prestado
Coleta de informações para subsidiar providências tempestivas da ANTT Controle efetivo da qualidade do serviço prestados pelas empresas
Economicidade de recursos públicos na coleta de dados de satisfação do usuário Possibilidade de tomada de ações para otimização dos serviços
Disponibilização de resultados da satisfação de usuários mais célere e tempestiva para atuação da ANTT e regulados

 

COMPROMISSO
Definir mecanismo de coleta de dados para melhoria de serviços regulados pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e estímulo da participação da sociedade nas pesquisas de satisfação

 

ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO
Marco Data de início Data de encerramento  Responsáveis
Levantamento interno dos dados necessários para avaliação do serviço 01/10/2018  31/12/2018
  • ANTT *
  • IDEC
Mapeamento das opções de ferramentas de coleta de dados 01/10/2018  31/03/2018
  • IDEC*
  • INESC
  • ANTT
  • OGU/CGU
Estudo de viabilidade para definição das ferramentas de pesquisa 01/04/2019  31/08/2019
  • ANTT*
Definição da estratégia para a seleção da ferramenta  01/09/2019  31/01/2020
  • ANTT*
  • IDEC
  • INESC
  • OGU/CGU
Aplicação da estratégia para a seleção da ferramenta
01/02/2020  31/05/2020
  • ANTT*
  • OGU/CGU
  • IDEC
Seleção da ferramenta 01/06/2020  31/07/2020
  • ANTT*
  • OGU/CGU
  • IDEC

 

Veja as fotos dos painéis:

 resultados ANTT.jpg

compromisso ANTT.jpg

marcos ANTT.jpg

 

Veja as fotos da oficina:
fotos 1 ANTT.jpg

 fotos todos ANTT 2.jpg